Checklist de Logística 9 dicas pra otimizar o coração do seu E-commerce!

Uma das etapas mais importantes no e-commerce é a logística, pois ela está ligada diretamente aos processos que envolvem, desde o estoque até o envio de produtos ao cliente final. Portanto, sua gestão é imprescindível.

Para isso, selecionamos algumas dicas de ouro para você aplicar em seu e-commerce e ter uma logística mais eficiente.

1 – Planeje bem o seu fluxo logístico

Para ter êxito em sua loja virtual, é de extrema importância cuidar da etapa de armazenamento, expedição e entrega de mercadorias.

E para isso, é primordial fazer um estudo das tendências atuais do mercado, e deste modo também, as das vendas feitas pela empresa.

Assim, o resultado dessas informações vai possibilitar escolher o que é mais importante e vantajoso para o fluxo logístico da empresa, como também a da demanda, o trânsito da mercadoria e os níveis de estoque. 

2 – Tenha um controle de estoque

Além de ser muito benéfico para a logística do seu e-commerce, um controle de estoque eficaz contribui na lucratividade do negócio.

Afinal de contas, essa etapa da gestão possibilita ter um conhecimento real dos itens estocados e dos investimentos que poderão ser feitos.

Usar um ERP que te possibilite relatórios e gerenciamento de estoque, que te dêem informações para conseguir tomar decisões quando necessário.

3 – Tenha uma ótima transportadora

Determinar com quais transportadoras o seu negócio vai trabalhar é umas das melhores práticas para escapar de problemas logísticos.

Ficar ligado no tempo de entrega, experiência do cliente, custo de frete uma boa transportadora lhe dará todas estas métricas. 

Por isso, na hora de escolher a transportadora, é de suma importância estar atento às políticas de qualidade que elas oferecem, assim como os serviços oferecidos e as normas para a entrega de cargas.

4 – Faça o monitoramento dos produtos enviados

O rastreamento de mercadorias consegue ser um enorme diferencial para o seu e-commerce.

O monitoramento ajuda tanto o comprador quanto a empresa, visto que ambas as partes podem verificar se está tudo certo com a mercadoria em transporte, e onde ela se encontra.

Algo importante: é de sua responsabilidade realizar tudo o que for possível, para que o produto chegue ao seu local de destino.

Por conta disso, o consumidor ficará contente com os serviços prestados pelo seu e-commerce, podendo assim, voltar a realizar outras compras. 

5 – Determine prazos realistas

Não é de se admirar que o prazo de entrega é um dos pilares mais fundamentais de uma boa gestão logística.

Afinal de contas, o cliente pode ficar descontente ao reparar que sua mercadoria não foi entregue no prazo previsto, podendo apelar aos prazos de entrega das grandes lojas virtuais. 

Por isso, passe datas realistas e mostre que será possível cumprir esse prazo combinado, sem problemas. 

6 – Tenha disponível uma logística reversa

Um ponto que você deve se atentar ao fazer a logística do seu e-commerce é a logística reversa.

Ela está relacionada à devolução ou troca de mercadorias obtidas pela internet.

Aplicar esse processo no seu e-commerce é uma excelente oportunidade para:

  • Oferecer um atendimento diferenciado
  • Provoca uma vantagem competitiva
  • Melhora a reputação da empresa

Além de atender os problemas dos clientes, a devolução e a troca de mercadorias são direitos do consumidor em lei no Código de Defesa do Consumidor.

Por isso, é primordial pensar em cada fase desse procedimento.

7 – Determine uma política de frete inteligente

O visitante pode encher o carrinho e abandonar a compra se o frete é muito alto.

Portanto, é necessário fazer um planejamento com equilíbrio para os consumidores e também para o seu e-commerce de uma forma proveitosa e inteligente, sem prejudicar os resultados da sua loja.

Algumas maneiras de solucionar essa dificuldade, como, por exemplo, a disponibilização de frete grátis em determinadas situações. Há diversas formas de possibilitar esse diferencial:

  • A partir de um determinado valor de ticket médio;
  • Somente dentro de um perímetro;
  • Para clientes antigos;
  • Para membros de um sistema de fidelidade;
  • Em campanhas sazonais.

Mesmo absorvendo parte do custo de entrega, o ticket médio de pedidos pode ampliar e compensar a diferença no frete.

Entretanto, você não deve sair oferecendo a gratuidade por aí, você precisa examinar a margem de produtos e mapear as regiões viáveis.

8 – Faça queima de estoque

É bastante normal ficar com produtos “encalhados” no estoque, especialmente em algumas épocas do ano.

O excesso de itens na listagem do estoque pode causar um prejuízo para a empresa, já que as mercadorias não vendidas terminam tomando espaço no armazém.

Portanto, faça queimas e liquidações sempre que reconhecer que seu estoque não está girando.

Para isso, é importante ficar atento no calendário, para criar um plano de vendas, determinar um prazo e, claro, planejar uma divulgação eficiente.

9 – Utilize os dados ao seu favor

A melhor maneira de ter uma logística inteligente para seu e-commerce é contar com a ajuda de dados.

Esses dados vão te ajudar a compreender o tipo de entrega que faz mais coerência para o seu cliente e o que tem mais saída de estoque, por exemplo. 

Ter essa grande quantidade de informações centralizadas em um único sistema de gestão empresarial te ajudará a melhorar os processos, e também o estoque e o transporte de mercadorias.

Assim seu e-commerce terá uma maior estrutura, e conseguirá atender ainda melhor os seus clientes.


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