Formas de pagamento: principais opções para você oferecer ao seu cliente!

Para ter sucesso com as suas vendas, além de produtos atrativos, um atendimento de qualidade e ações promocionais eficazes, é preciso também se atentar às formas de pagamento oferecidas.

O mercado de pagamentos tem se inovado cada vez mais e, atualmente, há várias opções práticas e seguras para o cliente pagar a sua compra, principalmente no que se trata de pagamentos digitais.

Nesse contexto, é importante levar em conta que existem vários perfis de consumidores e cada um deles pode preferir pagar com um método diferente.

Sendo assim, as formas de pagamento disponibilizadas podem ser decisivas para o cliente ter uma boa experiência de compra na sua loja e decidir fechar o pedido.

Ao proporcionar mais praticidade e conveniência para o cliente realizar o pagamento da sua compra, você se diferencia dos concorrentes e contribui para o aumento das suas conversões e a redução do abandono de carrinho.

Dessa forma, torna-se essencial aceitar as formas de pagamento preferidas dos seus clientes, assim como diversificar as modalidades aceitas, para atender o máximo de perfis de consumidores e ampliar as suas oportunidades de vendas.

Quais são as principais formas de pagamento?

A seguir, vamos apresentar as principais formas de pagamento disponíveis no mercado e as particularidades de cada uma. Assim, você poderá escolher as melhores opções para oferecer no seu negócio!

1. Cartão de crédito

O cartão de crédito é uma modalidade de pagamento muito utilizada pelos consumidores em função da sua praticidade, comodidade e segurança.

Um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) revela que o cartão de crédito parcelado é a forma de pagamento mais utilizada pelos consumidores para compras online (41%), seguido pelo cartão de crédito à vista (21%).

Dessa forma, podemos ver que um dos maiores atrativos do cartão de crédito é justamente a sua possibilidade de parcelamento.

O pagamento parcelado é uma característica marcante dos hábitos de consumo dos brasileiros, ajudando a aumentar o poder de compra dos consumidores, sobretudo para produtos de alto valor.

2. Boleto bancário

O boleto bancário é considerado a forma de pagamento mais democrática, podendo ser utilizado por qualquer pessoa, incluindo aquelas sem uma conta bancária ou um cartão de crédito.

Na prática, o cliente pode pagar por internet banking, aplicativos de banco ou, ainda, em caixas eletrônicos e casas lotéricas — da forma que preferir e for mais conveniente para ele.

De acordo com a pesquisa da SBVC, o boleto bancário é a terceira opção de pagamento mais utilizada pelos consumidores online (19%), após o cartão de crédito parcelado e à vista.

3. Pix

Lançado em 2020 pelo Banco Central, o Pix é uma modalidade de pagamento instantâneo que permite a realização de transações 24 horas por dia, todos os dias do ano.

Segundo uma pesquisa da AlliN, o Pix superou o boleto bancário em 2021, sendo a forma de pagamento preferida para compras online (33%), após o cartão de crédito parcelado e à vista.

A grande vantagem do Pix para os empreendedores é que a autorização da transação é feita em cerca de dez segundos, possibilitando a confirmação imediata do pagamento.

Dessa forma, é possível ter um melhor controle do fluxo de caixa do negócio, assim como agilizar o envio do pedido para o cliente, proporcionando uma melhor experiência de compra.

4. Cartão de débito

O cartão de débito é uma forma de pagamento à vista, na qual o valor da transação é transferido automaticamente da conta do portador do cartão para a conta do lojista.

A vantagem para o empreendedor é que o prazo de liquidação costuma ser de um dia útil. Assim, não é preciso aguardar o prazo de recebimento das adquirentes, no caso de transações por cartão de crédito, ou os três dias úteis para a compensação do boleto.

Como escolher as formas de pagamento do seu negócio?

Para definir as formas de pagamento mais adequadas para oferecer no seu negócio, é preciso levar em consideração fatores como:

as necessidades, expectativas e comportamentos de consumo dos seus clientes;

  • o modelo de negócio do seu empreendimento;
  • as taxas cobradas para cada forma de pagamento;
  • os prazos de recebimento de cada modalidade de pagamento.

A partir desses pontos, você poderá identificar as melhores opções para aceitar no seu e-commerce.

Lembrando que o ideal é diversificar as formas de pagamento oferecidas para conseguir atender a diferentes perfis de consumidores e ampliar o seu potencial público.

Após escolher as formas de pagamento que você deseja aceitar no seu negócio, é preciso contratar um meio de pagamento online para, de fato, oferecê-las. Essa solução é responsável por viabilizar as transações no ambiente virtual.

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