O Aumento das Vendas Online no Ramo Farmacêutico

Mais de 5 milhões de consumidores realizam compras em e-commerces de farmácias em 2020, garantindo um faturamento superior a R$ 1,1 bilhão. Os dados fazem parte do 1º Diagnóstico do Varejo Online de Farma, uma radiografia inédita desenvolvida pela consultoria Maeztra, em parceria com a Konduto, empresa especializada no combate a fraudes virtuais.

O estudo levou em conta indicadores de entidades setoriais como Abrafarma, IQVIA e Interfarma, além de consultorias e plataformas de vendas virtuais.

AMBIENTE FÍSICO X VIRTUAL

  • 81.063 lojas físicas cadastradas no país até dezembro de 2020
  • 6º maior país do mundo em vendas online no canal farma
  • 120,67% foi o crescimento do setor no ambiente digital entre fevereiro de 2020 e março de 2021, o maior avanço entre todos os setores do comércio eletrônico
  • 5,3 milhões de consumidores compram em farmácia em 2020
  • 6,7% do total de consumidores online já realizaram compras em e-commerces de farmácia

TÍQUETE MÉDIO E VOLUME DE PEDIDOS

O alto volume também influenciou no crescimento de pedidos do setor no ambiente virtual e nos resultados do tíquete médio, hoje em R$ 129.

  • 19% de aumento na quantidade de pedidos
  • 76,86% de aumento no volume de vendas nas 26 maiores redes de farmácias do país, com 25,86 milhões de itens comercializados

ITENS MAIS VENDIDOS

O setor enfrenta alta considerável em produtos recomendados no combate à Covid-19 e para bebês. Entre os medicamentos, “dor e febre” é o mais procurado. Os não medicamentos campeões de preferência foram creme anti rugas, xampu, hidratante para o corpo, tintura de cabelo, dermocosméticos, base e hidratante facial.

  • 310% de aumento nas vendas online de álcool em gel
  • 117% de aumento nas vendas de máscaras
  • 132% de evolução na demanda por itens para bebês (papinha, fralda, lenço umedecido e termômetro)
  • 49% das vendas são de medicamentos

FRETES, PROMOÇÕES E DATAS COMEMORATIVAS

O valor do frete e as ofertas são fatores determinantes para a decisão de compra dos consumidores.

  • R$ 12,40 é valor médio do frete em compras do setor em 2020
  • O frete foi gratuito em 46% das transações, enquanto 19,1% desistem da aquisição quando ele é cobrado
  • Preço e desconto são considerados os principais benefícios para compra em farmácias online

MARKETPLACES E APLICATIVOS

O aumento do uso de marketplaces em 2020 foi exponencial e o setor farmacêutico teve destaque

  • R$ 73,2 bilhões de faturamento, índice 52% acima do de 2019
  • 772% de aumento nas receitas de aplicativos de farmácia
  • 217% de aumento no número de usuários em aplicativos de farmácia
  • 3 novas farmácias cadastradas por dia útil em marketplaces

FORMAS DE PAGAMENTO

Cartões de crédito ainda lideram com folga como a principal opção de pagamento. Porém, modalidades como PIX e QRCode tendem a ganhar espaço.

  • 62% – Cartão de crédito
  • 22% – Boleto bancário
  • 9% – Outros
  • 7% – Cartão da loja
  • 0,3% – Cartão de débito/ débito em conta
  • 0,1% – Pagamento por celular/ PIX

MAIS VENDAS = MAIS FRAUDES

“A pandemia mudou por completo os hábitos de consumo, mas também causou alterações no comportamento dos fraudadores. Precisamos acompanhar e barrar as táticas dos golpistas. Só assim vamos conseguir garantir que os e-commerces não tenham prejuízos e consigam focar na operação”, avalia Tom Canabarro, CEO da Konduto. A constatação do executivo vai ao encontro dos números.

  • 1,37% das compras caracterizaram tentativas de fraude
  • 35% das tentativas acontecem entre 12 e 18h, que também é o período com maior número de vendas (40%)
  • 76% das tentativas de fraude ocorreram nos navegadores Chrome e Chrome Mobile
  • 8,65% das fraudes aconteceram aos domingos, dia com menor índice de tentativas

OUTRAS BARREIRAS

  • 61% dos consumidores afirmam não comprar em sites de farmácias
  • Tempo de espera para entrega e a falta de atendimento são as principais desvantagens

PERFIL DO CONSUMIDOR

  • 54% das compras feitas por mulheres
  • 3º país que mais realiza buscas sobre saúde do Google
  • 97% das buscas são feitas ao se deparar com um sintoma ou doença
  • 24% dos consumidores chegam às farmácias online por meio de sites de busca
  • 48,4% milhões de novos consumidores online nos últimos sete anos
  • 12% de aumento em novos consumidores em 2020
  • 49% desse público tem acima dos 49 anos
  • 64,4% priorizam o preço

FUTURO: O QUE O CONSUMIDOR ESPERA?

  • 64% querem que as farmácias ofereçam opções de pagamento por meio de smartphones
  • 21% comprariam mais em farmácias online se tivessem a opção de retirar as compras na loja física
  • 73% dos consumidores costumam comprar medicamentos em lojas físicas
  • 90% dos consumidores que nunca efetivaram uma transação por meio digital afirmam estar abertos a fazê-la em algum momento

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *