Black Friday- 11 Estrategias para alavancar as vendas de sua farmácia online

Não é novidade que a Black Friday se consolidou como a data mais importante para o comércio brasileiro. Especialmente quando se fala em vendas online. Para se ter uma ideia, só no ano passado, o faturamento chegou à cifra dos 3,21 bilhões. Foram mais de 2,85 milhões de pessoas comprando, sendo 418 mil novos compradores. Esses números vêm crescendo ano após ano, e isso não traz pontos positivos apenas para o público, que tem uma oportunidade de encontrar os produtos com preços e condições mais atrativos, mas também para quem vende.

Em 2020 as expectativas para a data são ainda maiores. Isso porque, com as recomendações de distanciamento social, cada vez mais o público está direcionando suas compras para o comércio eletrônico. Assim, esta pode ser a Black Friday mais digital de todos os tempos.

Levando esse cenário em conta, vale muito a pena preparar sua farmácia online para aproveitar ao máximo todos os benefícios da data, que já está chegando. Afinal de contas, é uma excelente oportunidade para atrair novos clientes, divulgar seu negócio, vender mais e fazer com que seus produtos levem mais saúde, beleza, bem-estar e longevidade para um número ainda maior de pessoas.

Como preparar sua farmácia para a Black Friday 2020?
É preciso estar preparado para aproveitar as oportunidades que uma data como a Black Friday oferece. Para te ajudar nessa missão, elencamos algumas dicas importantes para que você e sua farmácia estejam prontos e consigam atingir os melhores resultados:

Invista nas vendas digitais
Ainda que seja possível aproveitar também a Black Friday para impulsionar suas vendas no ponto de venda físico, é extremamente vantajoso angariar uma presença online, o que inclui certamente as farmácias magistrais. Vale ainda ressaltar que, no comércio eletrônico, o setor de saúde apresentou crescimento representativo no período da pandemia (74,7%). Isso significa que a Black Friday deste ano será uma excelente chance de fortalecer de vez seu negócio online, levando a tradição das soluções manipuladas para um público ainda maior.

Organize seu estoque
Esse fator é fundamental para aproveitar melhor as sazonalidades e os períodos de movimentação mais intensa, como essa data. Nesse sentido, o ideal é não deixar faltar ou sobrar itens no estoque. Com um controle bem feito, você consegue colocar em oferta os produtos presos no estoque com um preço competitivo e fazer seu investimento girar.

Conheça o seu público e saiba quais produtos ele procura
Tendo maior conhecimento sobre o público alvo da sua farmácia, é possível concentrar seus esforços e investimentos em clientes de verdade — e naquilo que eles procuram. Se você é focado no público feminino, por exemplo, talvez faça mais sentido direcionar suas ofertas a itens de bem-estar e beleza. Se a maior parcela dos seus clientes são idosos, os produtos mais buscados serão outros, certo?! Além de fazer promoções, com esses dados é possível criar valor para o seu consumidor, criando um atendimento personalizado para aumentar a fidelização.

Comunique-se com os prescritores
Um bom relacionamento com os prescritores também pode trazer bons frutos. Mas essa parceria precisa ser trabalhada de maneira contínua, afinal, trata-se de uma relação de confiança. Por isso, invista em suporte, material técnico com base científica, e trabalhe sempre com aquilo que é a melhor propaganda: a qualidade dos seus produtos. Assim, eles podem ser grandes agentes de publicidade para sua farmácia em uma data tão importante quanto a Black Friday.

Faça promoções de verdade
Uma tática já bem conhecida do público é que muitas lojas aumentam os preços dos seus produtos na véspera da Black Friday para então anunciar os itens com redução dos preços aos valores originais. Ou seja fingindo um desconto que não existe. Não subestime a inteligência do seu consumidor, afinal de contas, o público costuma acompanhar os preços, e uma breve busca no Google pode desmascarar esse tipo de ação. O resultado dessa prática será uma grande mancha na imagem do seu negócio. Por isso, planeje-se para fazer promoções de verdade.

Use as redes sociais
Não é preciso ser um expert em marketing digital para saber que as redes sociais são plataformas poderosas para relacionamento com os clientes e, é claro, para vender. Se você quer atrair melhores resultados, comece a investir hoje mesmo na comunicação dos seus produtos por meio das mídias sociais. Facebook, Instagram e WhatsApp são apenas alguns dos canais que podem te ajudar a levar seus produtos para um maior número de clientes. Além disso, existe a possibilidade de investir em mídia paga e potencializar os resultados da sua farmácia.

Cuidado com promoções de medicamentos sob prescrição
Fique atento: os medicamentos que exigem prescrição médica na hora da venda – ou que não são classificados como MIPS (medicamentos isentos de prescrição) – só podem ser divulgados como promoções por meio de listas. E, nesses casos, a apresentação do valor integral e do valor com desconto é obrigatória também.

Planeje sua logística e gestão
A logística é um dos pontos mais importantes para uma Black Friday de sucesso. O prazo de entrega e o valor do frete são itens decisivos nas vendas do e-commerce. Além de cuidar para não oferecer produtos que não estão mais em estoque, procure treinar sua equipe para operar as vendas online, sejam essas entregas via motoboy ou em outros estados, com o uso dos correios ou transportadoras.

Prepare um bom atendimento ao consumidor
Se você gerencia uma farmácia magistral, certamente atender a clientela da melhor maneira possível não é nenhuma novidade. Seja no presencial ou no comércio eletrônico, um bom atendimento sempre faz a diferença. Por isso, instrua seus colaboradores a prestar o melhor serviço possível, sempre com educação, prestatividade, comunicação clara e oferecimento de boas condições de pagamento.

Invista no pós-venda
Lembre-se: a venda não termina quando o cliente sai da loja ou conclui a compra no e-commerce. Por isso, aproveite novos consumidores que farão compras na Black Friday e invista nas estratégias de pós-venda. Afinal de contas, principalmente no que diz respeito às transações online, ainda existe um longo caminho até que o produto chegue aos clientes. Mesmo depois disso, é essencial manter o contato com o consumidor e verificar sua opinião em relação ao atendimento. Esse tipo de ação garante retorno e fidelização.

Quer ter bons resultados na Black Friday? Comece a se preparar hoje mesmo

Todos os itens listados são essenciais para que a sua Black Friday seja um sucesso e você evite dores de cabeça. Com certeza, sua farmácia já tem produtos de qualidade e bom atendimento para oferecer. Agora é uma questão de montar uma estratégia criativa para que você possa ofertar esses produtos com condições atrativas para os compradores que estão em busca de boas oportunidades.

Em suma, o segredo para colher bons frutos com a Black Friday é se preparar. Fique atento e comece desde já a investir no seu planejamento para aproveitar as vantagens dessa data que traz ótimos faturamento e pode, além disso, ser uma catalisadora na aquisição de novos clientes.
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Fonte: Portal Farmacêutico

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